Muita gente tem procurado gravatas borboletas para completar o look, seja em produções formais ou em uma combinação com um toque de estilo e elegância especial. Hoje conseguimos achar gravatas borboletas coloridas, estampadas e desenhadas, fugindo da clássica preta que estamos acostumados a ver em smokings, por exemplo.
Porém é um pequeno desafio usar esse tipo de gravata no dia a dia sem errar na produção, a gravata borboleta mesmo que colorida e diferenciada tem a personalidade formal que antigamente era usada apenas para completar os trajes sociais do mais alto nível de formalidade em ocasiões especiais. Mas, assim como a gravata slim, a peça caiu no gosto de homens fashionistas para dar um ar diferenciado para as produções.
Eu particularmente gosto muito da ideia de acrescentar gravatas, sejam elas slim ou borboletas, em produções casuais. Até fiz um post aqui no blog com looks de gravatas slim, como usar e apostar nesse estilo.
Por fim, pode-se usar gravatas borboletas em produções não formais? “Como usar gravatas borboletas no dia a dia e em festas, sem parecer um garçon?”.
Sim! Pode-se usar gravatas borboletas no dia a dia, porém como eu disse acima é um pequeno desafio não errar pois a personalidade do acessório é muito marcante, formal e clássica. Mas seguindo alguns segredos e dicas fica fácil, o importante é saber muito bem o perfil da ocasião de uso e seguir a regra do “menos é mais”.



Primeiro de tudo, e um pouco obviamente, você deve usar a gravata em produções com camisas de manga comprida, evite as de manga curta pois a chance de o visual ficar estranho é muito grande. Se você prefere algo mais tradicional dê preferência para as calças, agora se você prefere um look mais moderno você pode levar em consideração usar uma bermuda (seja ela de sarja ou jeans).
Posso usar com camisa xadrez e jeans ou apenas sociais? Você pode usar com camisas jeans, porém as de lavagens mais escuras, a xadrez pode desde que o xadrez seja pequeno e mais elegante como o look da foto acima (do lado direito). As camisas desenhadas e estampadas estão liberadas também, desde que tenham uma personalidade mais elegante e um desenho discreto. As sociais são a pedida mais básica para quem tem medo de não fazer uma escolha boa.




A calça tem que ser social ou posso usar de sarja/jeans? Você pode usar sim jeans (com lavagens mais escuras) ou as de sarja que podem ser coloridas. As de alfaiataria, sociais, estão liberadas mas como queremos que seja um look casual o ideal é que prefira usar uma calça jeans ou uma de sarja. Uma dica que fará toda a diferença no visual é colocar a camisa por dentro da calça, dá uma cara mais formal e elegante.
Use com sobreposições de blazers, casacos e jaquetas, tudo bem que agora no calor fica um pouco difícil de usar peças mais pesadas mas a produção fica ainda mais elegante e completa. Se você não gosta muito do estilo clássico uma jaqueta de couro aberta por cima dá um ar super cool.
Veja algumas produções para inspirar suas combinações com gravatas borboletas.









Como usar: Gravata Borboleta

Talvez um dos acessórios mais antigos, a gravata sempre foi um símbolo de elegância. Acreditava-se que os romanos tinham sido os primeiros a utilizá-la, mas ela tem origem no Egito e na China, onde o imperador chinês Shih Huang Ti’s usava um cachecol com um nó em volta do pescoço como símbolo de status e de elite entre as tropas, de forma semelhante à gravata hoje conhecida.



Atribui-se a introdução da gravata aos soldados croatas a serviço da França durante a guerra dos trinta anos. Os pedaços de tecidos, atados ao pescoço dos soldados com distintivos laços, teriam causado enorme alvoroço em toda a sociedade parisiense. Tal acessório era usado como distintivo militar pelos croatas, sendo de tecido rústico para os soldados e de algodão ou seda para os superiores. O próprio rei Luis XIV ordenou que seu alfaiate particular criasse uma peça semelhante ao dos croatas e que a incorporasse aos trajes reais.

Com o tempo, as gravatas evoluíram para os dois modelos principais que temos hoje: a gravata tradicional e a borboleta.


A gravata borboleta, desde sua origem, nos remete a trajes para ocasiões formais, o famoso “Black Tie”. Porém, a gravata borboleta está vivendo um “renascimento”, onde ela passou a fazer parte dos looks casuais. 


Hoje já existem gravatas com o nó pronto, alças ajustáveis e apenas um fecho para fechá-la perfeitamente no colarinho.
Mas se você ganhou ou herdou alguma das clássicas, aqui está um manual para você aprender a dar o nó em gravata borboleta:

Ajuste a gravata no tamanho certo antes de colocá-lo em seu pescoço. O lado esquerdo deve ficar um pouco mais para baixo em relação a altura do direito. Mova a extremidade esquerda sobre a direita, para que ambas as extremidades fiquem cruzadas. E agora é só seguir os próximos passos….


Em uma entrevista com Gabriela Bichinho criadora da marca Ga.Bo Gravatas a mais nova parceira do Fashion MenLs que estão fazendo o maior sucesso com nosso leitores, cuja são dos próprios acessórios 'gravata borboleta'  (aqui). Então aqui vai algumas perguntas sobre a marca e as opiniões sobre o assunto..


 1- De onde surgiu a ideia de criar uma marca para gravatas borboletas?
R: A alguns anos atrás ganhei uma maquina de costura e comecei a aprender a costurar roupas, quando então um amigo me pediu para fazer uma gravata borboleta para um evento e que fosse exclusiva. A partir daí comecei a receber varios pedidos e decidi trabalhar profissionalmente neste projeto. O processo todo de criacao é muito interessante e divertido. Desde a escolha do tecido, tipo de estampa, criacao do design, recorte dos tecidos, montagem, ate a costura das peças. Apos muito estudo sobre este mercado desenvolvi tambem kits de casamento para noivos e padrinhos, design diferenciado para fashionistas, e modelos infantis.

2 - Da onde vem as inspirações das estampas das gravatas?
R: Sou estudante de arquitetura, e desde o inicio dos estudos o mundo do design e das estampas me chamaram atençao, então procuro sempre seguir este estilo diferenciado.

3 - Quais os materias são utilizado?
R: Os materiais que utilizo na fabricação das peças são tecidos de estampas digitais, algodão tricoline e linho

4 - O que você acha das gravatas borboletas nos dias de hoje no mundo masculino?

R: A gravata borboleta é um item do vestuário masculino existente no cenário da moda já a algum tempo. Antigamente elas eram usadas somente em eventos formais para completar os looks formais, mas hoje em dia a peça tem se tornado ícone para muitas pessoas em produções mais casuais. A gravata borboleta ganhou força quando o assunto são os looks mais descolados e diferenciados, e com este acessório é possível transmitir a personalidade do usuário.

(Modelo de uma das gravatas estampadas da loja)

Pra quem curtir e/ou curtiu e gostaria de dar uma olhada nos modelos que a loja oferece, lembrando que a loja entrega para todo Brasil segue a baixo algumas informações sobre a loja:

WhatsApp:  51 - 91520105 
Instagram : @gabogravatas